terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pronasci !


A prefeita Rosinha Garotinho assina às 10h30 desta terça-feira (26) o acordo de adesão do município ao Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), um projeto do Ministério da Justiça que articula políticas de segurança em ações sociais, priorizando a prevenção e buscando atingir as causas que levam à violência, com estratégias de ordenamento social e segurança pública.

A assinatura da adesão acontecerá na sala de Retratos do Ministério da Justiça, em Brasília, e contará com a presença do coordenador de Segurança e Ordem Pública, Alcemir Pascoutto. Campos será o 17° município do Estado do Rio de Janeiro a participar do programa de 94 ações que envolvem os governos federais, estaduais e municipais, além da sociedade civil.

- A adesão ao Pronasci está sendo possível graças às exigências que cumprimos do Ministério da Justiça, como a criação do Gabinete de Gestão Integrada, que é sancionada por lei. Preparamos, ainda, um levantamento do índice de criminalidade em todo o município, entre outras características que foram exigidas – , ressaltou Pascoutto.

De acordo com Pascoutto, a importância da adesão é a obtenção pelo município de apoios do governo federal na repressão e prevenção à criminalidade com a implantação de diversos projetos desenvolvidos pelo Pronasci, como o Bolsa formação para a capacitação de Guardas Civis e o Protejo, realizado com jovens envolvidos na criminalidade e que passam por processo de acompanhamento.

- Teremos um leque de iniciativas para que elaboremos ações e consigamos verba para desenvolver um dos 94 projetos aqui no município. Isso significa um avanço muito grande também porque Campos e outros municípios, que estão inadimplentes com a União, não conseguem aprovação de projetos enviados e nem a liberação de recursos devido à inadimplência. Agora, o Ministério da Justiça, independente disso, analisará projetos e, se aprovados, repassará verbas – , explicou o coordenador de Segurança e Ordem Pública, destacando a liberação de recursos na ordem de R$ 430 mil pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senap) à Guarda Civil Municipal para o reaparelhamento do órgão independente da dívida do município com o governo federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propaganda