
Uma barragem da empresa Odebrecht na localidade de Donana está agravando a situação dos produtores da Baixada Campista que sofrem com a seca por conta do baixo nível de água nos canais e precisam de irrigação, afirma o Secretário Municipal de Defesa Civil Marco Soares. Ele notificou a empresa nesta terça-feira(31) para que tome uma providência urgente, caso contrário poderá sofrer sanções. Durante uma vistoria, Soares descobriu que a Odebrecht (contratada pelo governo do Estado para realizar a limpeza dos canais na Baixada) montou uma barragem na localidade de Donana, a fim de facilitar seu trabalho. “Ocorre que, o procedimento da empresa provocou um problema mais acentuado nos canais nesta época de seca”, explica o Secretário de Defesa Civil.
Há duas semanas, equipes da Defesa Civil trabalham na desobstrução e limpeza da comporta do Canal de Coqueiros, no leito do rio Paraíba do Sul, no trecho do bairro do Matadouro. ‘ As intervenções foram determinadas pelo Prefeito Nelson Nahim , atendendo à solicitação de entidades rurais”,disse Marco Soares.
Marco Soares diz ainda que os canais da Baixada não conseguem captar água sem o bombeamento nesta época, e de nada adianta o trabalho se a Odebrecht fizer a contenção em Donana. “A medida é urgente, a empresa deve tomar providências. Vamos continuar cumprindo nosso papel e bombear a água”, disse o secretário, acrescentando ele vai enviar para o local uma equipe para fazer uma vistoria nas próximas 24 horas.
—Temos produtores precisando de irrigação. É um problema que não pode se arrastar. A empresa terá que tomar apresentar uma solução — explica o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário