terça-feira, 26 de maio de 2009

A EDUCAÇÃO DE ONTEM E HOJE

A secretaria de Educação de Campos concluiu nesta segunda-feira (25), a avaliação externa da rede municipal de ensino. O objetivo da avaliação é oferecer subsídios para a criação de estratégias pedagógicas que permitam melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município (IDEB).
Neste último dia, 175 alunos de seis turmas da Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, em Guarus, participaram da avaliação. Ao todo, 51 escolas do ensino fundamental das zonas rural e urbana foram selecionadas por amostragem para participar do processo, que envolveu 3.765 alunos. A rede municipal de ensino mantém 164 escolas, 77 creches e 27 escolas estaduais municipalizadas, totalizando 268 unidades escolares, de acordo com dados de 2009.
A secretária de Educação, Auxiliadora Freitas, explicou que a avaliação, iniciada em 18 de maio, também vai permitir detectar a real situação do ensino em Campos, já que em 2005 o município obteve a nota 2.9 no IDEB, saltando para 4.3 em 2007, alcançado a média exigida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em apenas dois anos, quando o resultado era esperado para ser atingido em dez anos aproximadamente, de acordo com estudos técnicos da instituição federal.
Outro objetivo da avaliação é o desenvolvimento do Plano Municipal de Educação (PME), com a participação de professores, alunos, comunidades e gestores. Após o diagnóstico da rede, serão lançados diferentes projetos para todos os segmentos do ensino, cuja meta é obter um ensino de qualidade e o avanço dos resultados da educação.
De acordo com a secretária, as avaliações serão corrigidas por uma equipe pedagógica da secretaria. O resultado será apresentado em até 45 dias, nas próprias unidades avaliadas.
- Os dados da avaliação também estão nos orientando quanto às intervenções necessárias para reverter o quadro de distorções encontradas, como repetência e evasão escolar, com programas que possam viabilizar uma ação pedagógica mediadora, no momento em que as possíveis dificuldades estiverem ocorrendo - concluiu Auxiliadora.

3 comentários:

  1. Amigo rui,até ai tudo bem,só que a secretaria de educação não pode anunciar uma coisa e fazer outro.Explico:A avaliação externa da rede municial de ensino,estava prevista para ser numa determinada data, e a secretaria antecipou sem comunicar nada as escolas e seus alunos,que acabaram por fazer o teste sem nenhuma preparação.Assim sendo,fica parecendo que a secretaria não quer que os alunos façam um bom teste,porque será ? Olha,Avaliação visa detectar real Índice de Desenvolvimento da Educação Básica,isso é muito importante,não é pra brincar,nem fazer disso uma jogada politica se foi o caso.

    ResponderExcluir
  2. Concluiu a aplicação ans demais escolas, no entanto, segundo publicado no site que terminaram as avaliações exterans ni dia 25 de maio de 2009, parece que a minha turma foi a única "contemplada" coma avaliação no dia 26 de maio, quando tive o desprazer de ver uma das representantes da secretaria de educação municipal adentrarem minha sala para aplicarem a avaliação, que até então seria na turma 3A101, de um outro professor, marcado para sexta-feira, a professora da referida turma os aguardou e ninguém compareceu naquele turno. Na segunda-feira, volta a equipe da secretaria, ao encontrar poucos alunos desta turma, sugere que sejam aplicas as avaliações na minha turma 3A102 e perguntam se eu concordo. Eu disse que não concoradava, uma vez que não era a minha turma que seria avaliada e não recebi os materiais que segundo eles enviaram para as unidades distribuirem e trabalharem com as turmas que seriam avaliadas. Não preparei meus alunos para utilizarem o cartão- resposta e informei isso para as representantes, isso no dia 25 de maio de 2009, em função da falta de materiais, como resposta ouvi que antigamente alunos eram alfabetizados com papel de pão.
    Registrei o fato no livro de ocorrência da unidade. No dia 26 de maio de 2009, a turma que até então seria avaliada, estava com a maioria de seus alunos presentes, no entanto, minha turma com um total de 31 alunos, encontravam-se presentes apenas 18. Adentraram minha sala, não ouvi um bom dia, um com licença, foram informando aos alunos que eles representaria os aluno da rede mediante aquela avaliação. Desci as escadas e fui perguntar à direção o motivo de tal atitude invasiva. Uma outra representante da SMEC me informou que eram ordens da secretaria, eu perguntei o motio já que minha turma não tinha sido comtemplada antes e eu não havia sido informada. Como resposta ouvi que as coisas tomaram esse rumo por eu ter feito um registro no livro de ocorrência!!!
    Abuso de autoridade?
    Autoritarismo?
    Chamei o SEPE que atuou em favor da causa, questionando tais critérios.

    ResponderExcluir
  3. Voce fez muito bem em chamar o sepe.Eu gostaria de saber o que o sepe apurou neste caso.Infelizmente esse autoritarismo,abuso de poder ainda existe.Eu soube até que professores da rede municipal estão proibidos de dar entrevista.Isso é uma vergonha !

    ResponderExcluir

Propaganda