quinta-feira, 28 de maio de 2009

Funasa em Campos para levar saneamento aos assentados


A Prefeita Rosinha Garotinho quer dotar os Núcleos Habitacionais dos Assentamentos dos Sem Terra de condições dignas para sobrevivência. Além de políticas públicas para a área da saúde e educação, a prefeita quer levar saneamento básico (água e esgotamento sanitário) para melhorar a qualidade de vida das famílias que labutam na agricultura familiar". A informação é do presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz Pereira dos Santos, que já esteve em Brasília com a Prefeita Rosinha, para buscar parceria com a Funasa, a fim de dotar os núcleos de saneamento básico.
Jorge Luiz adiantou que, neste sentido, a prefeita já iniciou entendimentos com a Funasa, que manda a Campos na próxima semana o coordenador estadual, Marcos Roberto Muffarelli, para conhecer de perto a realidade dos assentamentos e iniciar entendimentos para viabilizar as medidas.
O presidente da Zumbi dos Palmares ressalta que os Núcleos Habitacionais dos Assentamentos carecem de poços artesianos para fornecer água potável com qualidade e de sistemas de esgotamento, com fossas sépticas, dispostas de forma a não contaminar as fontes de fornecimento de água potável para as famílias assentadas nas glebas do Incra.
- A Fundação está trabalhando no sentido de dar dignidade aos assentados. Nossa meta é levar cultura e educação a eles, mas antes disso é preciso lutar para oferecer a essas famílias as condições básicas de saúde. Temos trabalhado também para buscar direitos aos remanescentes dos Quilombos e, assim, cumprimos nosso papel de fazer justiça à uma parte da nossa população que, historicamente, tem sido relegada no que tange aos seus direitos, principalmente os carentes e afrodescendentes. Mas com determinação e a sensibilidade da prefeita Rosinha Garotinho para as questões sociais, certamente que nosso trabalho vai marcar um novo comportamento dos gestores públicos para com os menos favorecidos - destacou Jorge Luiz Pereira dos Santos.
A Zumbi já executa trabalho nas localidades de Aleluia, Batatal e Cambucá para identificar descendentes de escravos dos Quilombos da região do Imbé. Após a identificação, os quilombolas serão inseridos no Programa Território da Cidadania e vão receber benefícios assegurados por lei, inclusive direito à terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propaganda