terça-feira, 18 de agosto de 2009

Confira o que muda com as novas regras para drogarias e farmácias


NOVAS REGRAS PARA FARMACIAS E DROGARIAS ! O que não podem vender : Brincos comuns e piercings,lentes de grau " só em cidades que não tem estabelecimento especifico,chicletes,balas,sorvetes e outros alimentos e bebidas.O que pode : Medicamentos,plantas medicinais e essencias florais,cométicos,perfumes e produtos de higiene pessoal,utensílios de manicure,mamadeiras,chupetas,bicos e protetores de mamilo,aparelhos médicos para uso doméstico,brincos estéreis desde que o estabelecimento faça furo na orelha,alimentos para dietas,para controle de peso,suplementos vitaminicos e repositores energéticos,leite para recém-nascidos e crianças e alimentos a base de cereais,chás,mel,propolis e geleia real.RESTRITOS AO CLIENTE : Não será mais possível ao consumidor escolher um analgésico direto na prateleira.Com a lei os remédios ficam inacessíveis ao consumidor.LIBERADOS : Ao alcance do cliente,produtos fitoterapicos,medicamentos administrados por via dermatologicas, como pomadas.Medicamentos sujeitos a notificação simplificada como agua boricada,leite de magnesia,bicarbonato de sódio,enxofre,iodo,manteiga de cacau,óleo de amêndoas,entre outros.SERVIÇOS : As drogarias podem : Medir pressão,temperatura e taxa de glicose,aplicar medicamentos,furar a orelha para colocação de brincos.VENDA PELA INTERNET E TELEFONE : Somente lojas abertas ao público podem vender remédios pelo telefone ou internet.Os sites precisarão ter com.br,Quando o remédio for sujeito a prescrição médica,a receita precisa ser vista pelo farmaceutico antes da venda.Remédios tarja preta só poderão ser comprados pessoalmente.Os estabelecimentos tem seis meses para se adaptarem a nova lei.Quem descumprir a regra estará sujeito a multa que varia entre 2 mil e 1 milhão.

3 comentários:

  1. Concordo com a restrição na manipulação dos medicamentos na s farmácias, porém não podemos esquecer da capacitação dos atendentes dos estabelecimentos para a correta orientação aos consumidores.

    ResponderExcluir
  2. Muitos balconistas ganham comissão de laboratórios para vender/ empurrar medicamentos. Colocar medicamentos isentos de prescrição atrás do balcão não vai aumentar ainda mais essa "empurroterapia"?

    ResponderExcluir
  3. Se eles estão muito preocupados assim com a população, pq nao brigam com os nossos governantes para diminuir a carga tributária dos medicamentos? Mas a máfia é grande, né!!!

    ResponderExcluir

Propaganda