sexta-feira, 7 de agosto de 2009

VAGAS PARA DEFICIENTE - RESPEITE


É impressionante o número de pessoas que desconhecem a regulamentação e a forma correta de utilização da vaga para deficientes em locais privados e nos locais públicos. Além disso tem as pessoas que sabem, mas se fazem de desentendidas ou querem se espertas o suficiente para utilizar a vaga, destinada a pessoas com deficiência.Nos estacionamentos públicos, de algumas cidades, é necessário que se tenha um cartão especial para uso da vaga, mesmo que a pessoas seja portadora de deficiência, e é obrigatório a colocação em local visível. e é passível de multa. Já nos estacionamentos privados, existe a obrigatoriedade das vagas em local acessível, porém não há necessidade do cartão.O que mais encontramos pelos estacionamentos é uma prática muito errada feitas pelos motoristas. Vamos listar algumas delas abaixo:
Pessoas sem deficiência utilizam a vaga, tirando proveito de sua localização e de estar vazia.
As pessoas não tem a mínima noção de como o deficiente precisa utilizar o espaço e ocupam 4 vagas a partir de duas.
Motoqueiros acham que as listras diagonais são reservadas para estacionamento de moto
Os estacionamentos colocam cones para reservar as vagas dos espertinhos, porém o deficiente não tem como tirar os cones (afinal de contas ele não vai montar a cadeira para retirar o cone e desmonta-la para estacionar)
As vagas são mal sinalizadas e não tem indicação legível
Esses são apenas algumas das práticas erradas, mas existem muitas outras. Duro é a desculpa, esfarrapada, do indivíduo que uso a vaga irregularmente, sendo as mais tradicionais “Ihhh, nem vi que era para deficiente. Me Desculpa?” ou “Era rapidinho, eu só fui ali numa loja fazer uma troca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propaganda