terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Movimento Sem Terra faz seis ocupações pelo Carnaval Vermelho em São Paulo

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desenvolve na região do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo, ações denominadas de Carnaval Vermelho. O movimento montou 61 acampamentos nas entradas de propriedades e ocorreram ocupações em seis fazendas localizadas nos municípios de Mirante do Paranapanema, Santo Anastácio, Teodoro Sampaio e Presidente Bernardes.

De acordo com Sérgio Pantaleão, coordenador regional do MST, todas as ocupações concretizadas foram feitas de maneira pacífica. "O objetivo do movimento é manter os acampamentos em estado de alerta e, de acordo com a situação, outras ocupações podem ser concretizadas. Queremos que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e o Itesp (Instituto Terras de São Paulo) definam logo a situação dessas áreas já declaradas como devolutas e improdutivas e, respeitando as principais decisões da Justiça, façam logo o assentamento das famílias nessas terras", afirma o coordenador.

Pantaleão afirma ainda que em todas as ocupações realizadas não se registrou nenhum impasse: "nosso objetivo é desenvolver uma ocupação pacífica e também já existem entendimentos entre as partes de que a questão agrária é caso social e deixou de ser caso de polícia. As pessoas que detêm terras improdutivas ou devolutas não devem temer o MST e sim a Constituição Federal e a Justiça do País e eles já sabem que, a qualquer momento, devem ocorrer as desapropriações para fins da reforma agrária", afirma.

O comando do 42º Batalhão da Polícia Militar, instalado em Presidente Venceslau e responsável pela região do pontal, afirmou que as ocupações ocorreram, porém, sem nenhuma ocorrência de confronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propaganda