sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Taça Rio,jogos a partir de 17h. Série B adiada

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou nesta sexta-feira (12/02) as medidas referentes à influência do calor nos torneios organizados no Rio. A entidade resolveu acatar a decisão que proíbe jogos antes das 17h pelo menos enquanto durar o período de altas temperaturas. A regra já vale inclusive para os campeonatos de 2011. Mas a federação declarou que pedirá o adiantamento para as 16h ao término do horário de verão.

Foi definida também a criação da Comissão de Saúde do Atleta (CSA), que vai estudar mais a fundo o assunto e será formada por médicos indicados pela própria federação. A intenção é que haja reuniões com os departamentos médicos de todos os clubes.

Na próxima quinta-feira haverá uma reunião entre a federação e os clubes. Como há clubes que mandam jogos em estádios sem iluminação, casos de Resende, Madureira e Boavista, essas equipes teriam de mudar os mandos de campo.

A tabela da Taça Rio está definida com todos os jogos após às 17h. Mas, ao término do horário de verão, alguns jogos poderão ser realizados às 16h, caso a Justiça autorize.

Já a Série B, que começaria no dia 20, a Segundona de juniores e a Copa Rio, foram adiadas ainda sem nova data para começar, assim como o Estadual de juniores da Série A, que foi suspenso.

No total, 18 clubes estavam treinando para participar do campeonato: Angra dos Reis, Artsul, Portuguesa, Cabofriense, Bonsucesso, Ceres, CFZ, Fênix, Goytacaz, Itaperuna, Mesquita, Nova Iguaçu, Profute, Quissamã, Rio das Ostras, Sampaio Corrêa, São Cristóvão e Sendas.

As partidas de juniores, que eram disputadas nas preliminares dos jogos profissionais, estão adiadas. Agora elas serão em dias diferentes também após as 17h. Já a terceira divisão, prevista para começar em março, também deve ser disputada posteriormente. A liminar vale até o dia 2 de maio.

Durante a apresentação, foram mostrados gráficos que atestam uma possibilidade mínima de problema fatal. Mas como a chance existe, a proibição foi acatada.

O presidente do Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj), Alfredo Sampaio, adiantou também que pedirá aos clubes para que não realizem treinos na parte da tarde.

- Apesar dos treinos terem carga menor, não adianta a preocupação só com os jogos. O ideal é que todos tenham entendimento dos problemas causados. Não vamos recorrer à Justiça, mas vamos fazer esse pedido aos clubes - disse Alfredo Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propaganda