terça-feira, 30 de março de 2010

LICEU DE HUMANIDADES Prédio começa a passar por reformas



Um dos prédios mais suntuosos e importantes de Campos, O Liceu de Humanidades passa por reformas. Primeiramente, está sendo restaurado o telhado do prédio, e posteriormente, ainda sem data prevista, será realizada a restauração.

O salão nobre do Liceu, um dos locais mais bonitos do prédio, passou pela última reforma em 2001, e com uma grande infiltração, precisa de reparos mais urgentes, já que até mesmo o raro lustre francês caiu devido ao problema.

O prédio do Liceu de Humanidades de Campos foi residência do Barão da Lagoa Dourada, que se suicidou, e deixou uma carta a sua esposa para vender o prédio para pagar suas dívidas.

Alunos ilustres
A influência do Liceu causou profundas modificações na sociedade campista. Uma cidade atrasada, agrícola, foi transformando-se em uma sociedade urbana, com a inserção de novos ideais. Um destes acabou por transformar o próprio regime de governo do país - o regime republicano. Um dos seus maiores representantes na cidade foi o ex-liceísta Nilo Procópio Peçanha - ex-senador, duas vezes governador do estado do Rio de Janeiro, ex-Presidente da República e o primeiro político a impor vigorosa influência sobre todo o estado. Também ali estudaram Nina Arueira e Clóvis Tavares que, no início da década de 1930, militaram na União da Juventude Comunista. Outro aluno ilustre foi o ex-governador de estado Anthony William Matheus de Oliveira, mais conhecido como Garotinho, que iniciara sua vida política sendo eleito presidente do grêmio estudantil aos 15 anos.FONTE: URURAU.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propaganda