sábado, 5 de junho de 2010

cirurgia de redução de estômago pelo SUS


Duas unidades hospitalares do município de Campos vão começar a realizar, em algumas semanas, cirurgia de redução de estômago (bariátrica), pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Gestão Plena da Saúde. O convênio firmado pela Secretaria Municipal de Saúde prevê cinco procedimentos por mês no Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA) e cinco no Hospital Santa Casa de Misericórdia.

As unidades de saúde já estão se estruturando para darem início aos procedimentos, pois além da cirurgia, o paciente necessita de acompanhamento com equipe multidisciplinar e medicamentos específicos. Os pacientes já podem procurar o balcão de marcação nos dois hospitais, para obterem informações. Caso a necessidade da cirurgia seja confirmada, o paciente passará por uma triagem, com equipe multidisciplinar, composta de psicólogo, nutricionista, endocrinologista e fisioterapeuta.

O paciente deve fazer todos os exames pré-cirúrgicos. Caso não haja nenhuma restrição na avaliação da equipe ou nos resultados dos exames, a cirurgia será agendada. O procedimento é indicado para obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) de 40 ou mais (obesidade mórbida) ou acima de 35, mas que possuam ao menos uma comorbidade associada à obesidade. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado.

Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, na última semana, os profissionais dos serviços da Santa Casa de Misericórdia e do HEAA se reuniram com a Superintendência de Controle e Avaliação e com a Coordenação do Programa de Combate à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia) da Secretara Municipal de Saúde, com o objetivo de construírem um fluxo de regulação e triagem, assim como a constituição de ambulatórios nos respectivos serviços.

“O Convênio já foi assinado e os serviços já estão com ambulatórios abertos, os pacientes preparados para realização terão um processo de avaliação do programa Hiperdia, conforme protocolo do Ministério da Saúde, e será garantida a medicação padronizada pós-operatória, visando uma assistência integral e com qualidade”, ressaltou Hirano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propaganda