sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Risco sanitário...para além da briga midiátic by : Dr. PAULO HIRANO

Para além da briga entre a rede Record e a Revista Veja é preciso chamar a atenção da população para o uso do medicamento liraglutida (comercialmente vendido como Victoza). Depois que a Revista publicou a matéria intitulada “Parece Milagre”, em uma edição deste mês de setembro, houve uma grande corrida da população, em especial, das mulheres às drogarias e farmácias do país.


A Veja informou que o medicamento poderia ser usado no combate à obesidade. Além disso, a reportagem dizia que o remédio quase não tem efeitos colaterais. Mas não é verdade.

Especialistas afirmam que, além de não ser indicado para tratamento de obesidade, o produto tem efeitos colaterais como náuseas, vômitos e hipoglicemia. A ANVISA aprovou o mesmo apenas para o tratamento da diabetes tipo 2 e informou que seu uso não é indicado para tratamento da obesidade e caracteriza risco sanitário para a população.

A veja publicou uma informação tendenciosa e pode levar a população ao erro. O medicamento não pode ser usado sem prescrição do médico, como qualquer outro medicamento. O problema é que, como ele esgotou nas farmácias, diabéticos que realmente precisam fazer uso dele, estão encontrando dificuldade para adquiri-lo.



Uma nota divulgada na semana passada pela Sociedade Brasileira de Diabetes critica a maneira como o remédio foi apresentado na revista.



- A Sociedade Brasileira de Diabetes condena propagandas como esta, com um alto grau de sensacionalismo, aproveitando populações portadoras de problemas de saúde que podem levar à baixa estima, e por serem ávidos de soluções, se transformam num público fácil de serem persuadidos. Matérias como esta prestam um desserviço aos pacientes, e dificultam o trabalho de quem realmente deseja, baseado em ciência, prestar reais benefícios a quem necessita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propaganda