quarta-feira, 30 de maio de 2012

CICLISTAS DESRESPEITADOS NO TRÂNSITO....

Na cidade de Campos a população de ciclistas é grande, o normal seria que estas pessoas fossem respeitadas no trânsito. Mas não é bem assim. O que se vê é exatamente o contrário. É fácil flagrar o desrespeito dos motoristas.Campos tem 17 quilômetros de ciclovia, somente na Avenida 28 de Março, principal via que corta o município, além da Avenida Arthur Bernardes, Alberto Lamego e José Alves de Azevedo, no novo calçamento da Beira Valão. Mas é exatamente na 28 de março, local considerado mais seguro pelos ciclistas, pelas barras de proteção lateral, que eles se sentem ameaçados. E o medo vem do desrespeito dos motoristas, com quem utiliza a bicicleta como meio de transporte.Em toda extensão da ciclovia, existem entradas de retorno, que são facilmente tomadas pelos carros. Os motoristas desrespeitam o espaço do ciclista, colocando o carro em cima da ciclovia, quando o correto seria ficar no recuo da pista, esperando para atravessar. Neste caso, o ciclista que passa pelo local, tem que sair do seu espaço e manobrar a bicicleta no meio da avenida para não bater no automóvel parado.Aqui os motoristas não respeitam a distância de um metro e meio para o ciclista,passam colados nele.Uma boa notícia para os ciclistas é que  há uma intenção da prefeitura do município em estender a ciclovia. Quando as obras, da duplicação da RJ-216 e da Avenida José Carlos Pereira Pinto, forem concluídas, os ciclistas vão ganhar mais 11,5 quilômetros e meio de pista, num total de 28,5 quilômetros de área para os amantes das duas rodas.É bom lembrar, que o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), não estabelece o uso de capacete para os ciclistas, mas as bicicletas devem ter retrovisores, buzina, refletores traseiros e nos pedais. O Código diz ainda que todos os municípios podem regulamentar leis que amparem os ciclistas e evidenciem as regras.Uma das maiores vantagens da bike para se locomover, é que numa cidade onde os engarrafamentos são constantes, principalmente nas horas de rush, que já pode ser observado em Campos, a bicicleta pode chegar a 15km/h, enquanto o carro trafega numa média de 5 a 8 km/h.Fora as questões de mobilidade, a bicicleta, como um meio de transporte que utiliza a força do indivíduo para se locomover, configura-se no veículo mais sustentável, frente aos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propaganda