quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ventania causa estragos e prejuízos em vários bairros de Campos




Um vendaval seguido de chuva fraca provocou vários estragos na tarde desta quarta-feira em Campos. Foram registradas rajadas de vento de 80 km/h, segundo a Defesa Civil Municipal. Na avenida Presidente Vargas, na Pecuária, o telhado do galpão de um depósito de pedras desabou por causa da força do vendaval, que destelhou também o bloco 68/72 do Edifício Guadalajara, conhecido como Pombal, no mesmo bairro. Antenas parabólicas foram destruídas. Nos dois incidentes, ninguém se feriu. Houve queda de árvores na Pecuária, Aldeia e no Fundão, além de piques de energia em quase toda a cidade, incluindo o Centro. Na Folha, por exemplo, a energia cessava e voltava seguidas vezes.
Também por causa do vento, outdoors atingiram quatro veículos no cruzamento da Rocha Leão com Espírito Santo, próximo a um hotel. No parque Rodoviário, os toldos da entrada de um shopping caíram com a ventania atingindo as máquinas que liberam o acesso ao estacionamento.
Segundo o subsecretário municipal de Defesa Civil, major Edison Pessanha, o vendaval de ontem não era esperado. “A previsão era de que chovesse 10 milímetros”, afirmou ele, que esteve no depósito de pedras. Ele explicou que as paredes que sustentavam as barras de ferro e o telhado de amianto desabaram. Pelo menos sete funcionários trabalhavam no local na hora do acidente, descarregando pedras de um caminhão. De acordo com Edison Pessanha, o telhado só não desabou por completo porque ficou sustentado pela carroceria do caminhão.
Jorge Humberto, 60 anos, foi um dos funcionários que presenciou o acidente. “Levei um grande susto. Minha reação foi pular do caminhão e sair correndo. Felizmente, ninguém se machucou”, disse. Proprietária do depósito, Daiane Vilela Sepúlveda, contou que o prejuízo é incalculável. “Como trabalho no escritório, que fica nos fundos, tive que esperar passar tudo para sair. Ouvi um barulho muito alto”, afirmou.
No Pombal, Reide Virgínia Pessanha Barbosa, 65 anos, que mora no primeiro andar do bloco que ficou destelhado, contou que só ouvia o zunido do vento. “Quando vi, as telhas de amianto começaram a cair e o que eu fiz foi só rezar”.
Piques de Energia- Por causa dos piques de energia, causados pelos ventos fortes, alguns semáforos da cidade, como os das avenidas 28 de Março e Alberto Torres, ficaram apagados ou mesmo em sistema de alerta, com a luz amarela piscando. Os reparos foram feitos pela Empresa Municipal de Transportes (Emut). “Assim que soubemos do problema, as equipes foram acionadas para o trabalho de reparação, a fim de que o trânsito não sofresse as consequências”, afirmou o diretor de Engenharia de Trânsito da Emut, Paulo Dias.
Em nota, a Ampla informou que o vendaval provocou a ruptura de um para-raio de uma das linhas de transmissão e de um transformador da subestação de Furnas em Campos, ocasionando queda no nível de tensão de energia elétrica no Norte, Noroeste e Região dos Lagos. O problema já foi resolvido e o abastecimento, normalizado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Propaganda